Planilha de

cálculo do DIFAL

Não custa relembrar que DIFAL é a sigla para diferencial de alíquota do ICMS. Ele é a diferença entre alíquota interna e a interestadual de ICMS do Estado de destino. O DIFAL é aplicado quando é realizada uma operação com um não-contribuinte do ICMS (ou seja, consumidor final).


Calcular o DIFAL não deveria ser difícil. Acontece que, desde 2016, algumas UFs incorporaram uma segunda base de cálculo, chamada de Base Dupla ou ICMS por dentro. Posteriormente, a publicação da Lei Complementar nº 190/2022 reforçou esta base de cálculo. As UFs em questão são: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e São Paulo.


Mais uma vez, para facilitar sua vida, a equipe tributária da ASIS desenvolveu uma planilha de cálculo do DIFAL. Além do ganho de tempo, a planilha também conta com cálculos de Base Única, Base Dupla (ICMS por dentro) e Base Dupla para o Estado de São Paulo.


Gratuito hoje, amanhã

e sempre!

Utilizamos suas informações de acordo com as normas da LGPD. Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.

This site is protected by reCAPTCHA. Google's Privacy Policy and Terms of Service apply.
  • Agilidade no cálculo;
  • Cálculo Base Única, Base Dupla e Base Dupla SP;
  • Atualizado de acordo com a Legislação Oficial.

©ASIS 2023 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.